Por que inovar é tão importante?

Por que inovar é tão importante?

Por Vivian de Albuquerque

 

Nunca antes, as coisas aconteceram tão rápido. Ou, se aconteceram, nós não percebemos. Pelo menos é esta a sensação que tenho ao relembrar de algum tempo atrás, pensando em negócios que existiram e que simplesmente desapareceram.

Me formei em Jornalismo. Uma das minhas paixões era a aula de fotojornalismo. Tirava as fotos no campus  e arredores, criava pautas fantásticas, e depois me divertia no laboratório, enrolando – no quarto escuro – o filme na espiral. Revelava, secava, cortava os negativos e guardava com cuidado nas embalagens… para depois partir para a ampliação das fotos. E assim eu passava boa parte do dia. Meu sonho era ter uma super máquina, com todas as lentes possíveis e meu próprio laboratório de revelação em casa.

E hoje? Continuo apaixonada por fotografia. Tiro inúmeras fotos, como nunca fiz antes. Não tenho uma super máquina, mas a câmera do meu celular é uma das melhores. Não entro numa loja de revelação há uns oito ou dez anos. E todas as máquinas que tive estão indo para uma estante, como objetos refinados de decoração. Alguns amigos dizem que gostam deste meu estilo de decoração “vintage”.

Eu tinha uma máquina que usava filmes 4X4. Uma Yashika que ganhei do meu pai. E não eram todos os filmes que serviam – apenas o da Kodak.  “Kodak?”- irão perguntar os mais novos. Sim, Kodak.

A empresa que criou a câmera portátil e foi durante mais de um século líder no mercado global de fotografia simplesmente não resistiu à popularização das câmeras digitais. O pior de tudo? Foi ela mesma quem as criou – ainda na década de 70 – mas sem lançar para não criar concorrência para seus filmes! E, em 2012, nos Estados Unidos, pediu a concordata, garantindo que não afetaria a marca em outros países, mas… cadê a Kodak?

No auge, a empresa chegou a empregar 145 mil pessoas. Mas segurou a inovação por medo e os tubinhos de filmes – que geravam bilhões em lucros – foram derrotados. A empresa investe em novas áreas, mas nunca mais foi a mesma. Eu ainda devo ter alguns tubinhos de filmes guardados como recordação, mas o que sinto é uma grande tristeza.

As fotos dos astronautas na Lua usaram máquinas da Kodak. Oitenta filmes premiados com o Oscar usaram produtos Kodak. A câmera digital foi criada pela Kodak na década de 70.

E isso responde a pergunta: Por que inovar é tão importante? Porque quem não inova corre o risco de desaparecer do dia para a noite. Por que quem não olha para o que o cliente quer de novo, ou para o que o mercado está oferecendo de diferente; e se apega apenas àquilo que sempre produziu e vendeu – da mesma maneira – pode ver uma ideia, que até já teve e descartou, gerando lucro para outra empresa.

E você? Como vem tratando a questão da inovação na sua empresa?